terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Aos grupos dos Projetos da UNIPOP

Venham conhecer Cuipiranga! E reviver a história da Cabanagem, percorrendo os mesmos caminhos de nossos antepassados. Passando pelas comunidades Vila Amazonas e Guajará, venham vislumbrar-se com a terra vermelha-- Dizem os fatos que a terra têm essa cor por tanto sangue ali jorrado- Uma verdadeira carnificina. Visitem o cemitério onde estão sepultados os cabanos que lutaram em defesa de sua liberdade de expressão, moradia, de decidir quem seriam seus líderes, era isso que mais eles desejavam. Tenham a oportunidade em conhecer os descendentes de Antônio Branches um cabano aguerrido.

Nós que temos o olhar humano em relação a adversidade, a identidade cultural, a defesa dos povos amazônidas, pelos nossos rios sem hidrelétricas... Vamos mostrar e registrar para outras gerações juvenis e por que para a Sociedade em que vivemos mais que ainda está com os olhos vendados para as grandes vitórias aqui já vivenciadas. Pensem com carinho...beleza...beijocas...à todos!


Que TAL investir na conhecidencia.....!!!!!

Vale apena Assistir

O Cônego”

Senderos da Cabanagem

Este filme é inspirado nos fatos históricos e sua trama tem por base a experiência vivida pelo Cônego Batista Campos no período preparatório à eclosão da Revolução Cabana – A única autêntica revolução popular no Brasil que aconteceu na Província do Grão-Pará, tendo seu desfecho em 7 de janeiro de 1835 com a tomada de Belém. Vindos cabanos dos quatros cantos e tantos lugares da Amazônia, para enfim respirar o ar de Liberdade e com êxito de dever cumprido. De gritar BASTA à exploração humana, territorial,política econômica e social, chega de “latifundiarismo”!

Uma produção de Paulo Miranda, é incrível assistam....


Causas da CABANAGEM

O Monopólio da posse da terra e de toda a atividade econômica. Negros, índios e mestiços não tinham sequer o direito a sepultura, tendo seus corpos jogados no mato para repasto dos urubus. Sabe-se que em registros 15% e 20% da população da Amazônia foram mortos durante a Cabanagem entre 1835 e 1840.

Fontes: Pesquisador amazonense Luís Balkar Pinheiro- livro: Visões da Cabanagem; Antropólogo Mark Harris( Universidade de Saint- Andrews, Escócia) livro “Rebelião na Amazônia: Raça, Cultura Popular e Cabanagem no Norte do Brasil”.

Orgulho CABANO

Aqui viviam antes da conquista, no século XVII, tribos do povo Tapajós, Muras, Mundurukus, Maués, Borari, Pauxis, Tupinambás, entre outros. Esses sofreram na pele e em suas culturas a violência, a falta de respeito e humanidade, as atrocidades nas mãos de portugueses e de seus descendentes.

O que seria de ti o terra querida, sem esses teus aguerridos e sofridos amazônidas. Qual seria teu destino, se não existisse as facetas de Maparajuba Firmeza. Os verdadeiros protagonistas do movimento Cabanagem- e o que foi isso? Alusão às cabanas e demais condições de vida a que eram submetidos os brasileiros de origem não européia da Amazônia de ontem e que no presente revitalizamos através da certeza de que esses heróis souberam o que foi amar o povo que aqui vivia, chegando até as últimas consequências.

Hoje contam tua história querida e grande região Tapajoara, aqui jaz as lembranças e vitória de um povo pai pai-d'égua e pra lá de corajoso. Que não deixou-se vencer nem humilhar-se diante dos poderosos, é por isso, que nos orgulhamos de nossos ancentrais, os que lutaram pelo bem comum e pela nossa terra.

Se hoje existe identidade cultural tão rica quanto a desta terra não há igual, é graças aos cabanos. Se hoje é possível navegar, e sentir o vento na terra vermelha “Ecuipiranga”, é por que mulheres e homens, caboclos, mocorongos, mestiços, indígenas( sangue da miscigenação) lutou pelo futuro, pelas atuais gerações.

Ao chegar em Cuipiranga e contemplar a terra, os rios e florestas e sentir a brisa, o vento das lembranças cabanas, é entender que a luta, o sonho não acabou! Está em nosso coração, em nossas memórias, pois somos a nova geração de cabanos!

VIVA A CABANAGEM! VIVA AOS POVOS AMAZÔNIDAS! VIVA A GERAÇÃO JUVENIL DE NOVOS GUERREIROS!!!!