terça-feira, 1 de novembro de 2011

Aos que ficaram!!!!

São inúmeros os desafios que temos em nossa jornada juvenil, ás vezes levamos tombos, caímos, vacilamos, puxam nosso tapete. Mas quando acontecem esses momentos é por que não estamos parados olhando o tempo passar ou a areia escapar por entre nossos dedos, o melhor é que crescemos com essas situações, e a vocês que ficaram perseverança não desanimem, continuem pois daqui pra frente muitos virão mais a nossa marca Boca no Trombone ficará e esses por sua vez darão continuidade ao que começamos, e ai nós que iniciamos iremos olhar a tudo isso e ter a certeza de que valeu apena deixarmos o lazer, a família, o amado, os amigos de praia, de futebol, para lutar por um ideal e que agora estamos vendo frutos, e não simplesmente como muitos nos taxaram "não ter o que fazer" hoje estamos colhendo o que plantamos, assim como fui eu, amanhã pode ser qualquer um de vocês. Mas o que é válido de tudo, é que valeu apena está com todos vocês, e espero um dia voltar e entrar na ong constituída por muitos de vocês, não desistam persistam e cuidado com os "lobos", não deixem se influenciar eles vêem em "pele de cordeiros", observam o quanto evoluímos e querem tomar partido de uma estória que nem imaginam como começou, somente nós sabemos tudo o que passamos, por isso permaneçam unidos e se amando, como sempre, somos todos irmãos sociais ecumênicos. Para sempre Boca no Trombone...beijos e abraços à todos....cabeçudos e cabeçudas!!!!

ONDE ESTOU!

O mundo dá muitas voltas isso eu já sabia, mas que pudesse ser uma volta tão demorada por isso não esperava. A minha vida mudou para melhor é claro, e graças ao criador, no momento em que recebi uma proposta na qual precisaria deixar família, amigos, amado, meu grupo social e religioso, e ir assumir a responsabilidade de direcionar os trabalhos em uma escola que não sabia onde ficava, nem quem estava lá, entre o quadro docente e discente, nem a comunidade onde estava localizada esta escola. Refletir ou melhor acho que não parei para refletir, quando me dei conta já estava indo em um carro com "meus panos de bunda", em direção ao desconhecido pense nesta sensação, que só presenciava em filmes ou novelas, mas ali estava a minha pessoa determinada a não olhar para trás. Ao chegar neste lugar fui bem recebida e acolhida com amabilidade, fui conhecendo todos os alunos e funcionários da escola, e moradores do local, e neste momento lembrei de uma passagem bíblica que diz: "o estrangeiro é bem recebido em terras estranhas do que na sua terra de origem", isso é a mais pura verdade. Sei que aqui fiz muitos amigos e amigas, minha família é meu maior tesouro, mais agora tenho mais e mais tesouros que são os alunos da Escola São Miguel e demais funcionários. O místico de tudo isso é que São Miguel é meu arcanjo protetor, que rege todo leonino(a), acredito que tudo que o criador escreve é por linhas mais que certas e cabe a cada um não entender, mas sim seguir o as voltas que o mundo dá!!!
Em breve publicarei fotos do paraíso onde estou.....Até mais.....

Espero que seja verdade!!!!

Foi realizado neste domingo (30), a partir das 8h, na Fetems, em Campo Grande, Congresso para a eleição da Secretaria Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores.

Foram eleitos, além do Secretário Estadual, outros seis membros da executiva e dezessete para o diretório estadual. Duas correntes avocavam o direito, Construindo Um Novo Brasil, ligada ao ex-governador Zeca do PT e ao deputado federal Vander Loubert, e Articulação de Esquerda com o senador Delcídio do Amaral e deputado Pedro Kemp.

Os jovens petistas debateram as teses que irão orientar as políticas de juventude do partido, escolheram a nova direção e o secretário estadual que irá conduzir a secretaria nos próximos dois anos. As teses que foram aprovadas serão discutidas no Congresso Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores marcado para novembro de 2011.

"Como jovem espero que dê certo, e os indicados realmente tenham o olhar para a juventude e não somente para o seu umbigo, estou na torcida já que está na hora dos jovens terem mais espaço no âmbito político, lutando por políticas públicas e não simplesmente por status, o que na maioria das vezes é o que presenciamos."

Se Liga Mano!!!!






  • A Juventude não espera, sabe fazer a hora e não espera acontecer!!!

    Campanha A Juventude Quer Viver Sem Drogas!!!

    print E-mail

    Assumir a Campanha em Defesa da Vida: A Juventude Quer Viver é poder dizer uma palavra diferente da disseminada nos meios de comunicação, que atingem diretamente os jovens educadores e educandos, na formação de opiniões sobre o tema.

    A campanha quer mostrar também que é fundamental o desenvolvimento de ações afirmativas e de políticas públicas que contemplem as/os jovens. Falta ainda, em nossa sociedade, uma compreensão da juventude: ela não é reconhecida nem como agente, nem na diversidade de seus grupos atuantes.

    Assim como essa e tantas outras campanhas em diversos lugares deste imenso país, aqui em Santarém não é diferente, nosso ideal é lutar pelos direitos da juventude, de obter informações nos diversos âmbitos dentro da sociedade tendo espaço para debater e dizer o que pensa e o que sabe. Daí a importância de você jovem que mora em Santarém participar.

    CAMPANHA DE PREVENÇÃO AS DROGAS.....
    Será dia 18 de novembro, às 19h30, na sede da Associação de Moradores do Bairro São José Operário. Uma realização do grupo social Boca no Trombone. Você jovem é nosso convidado, leve sua família para interargirmos sobre essa parada que está tornando-se epidemia, vamos dialogar através de um papo cabeça mandando a real para não entrar nessa! É maior vacilão que se mete nessa onda!!!!
    Agente se encontra lá!!!!Beleza!!!!





    Notícias JOVENS!!!!

    Viração- Mudança, Atitude e Ousadia print E-mail

    Com foco em educação e comunicação, a Revista Viração nasceu em 2003 com o objetivo de unir jovens e adolescentes de todo Brasil em torno de princípios como a defesa dos direitos humanos, educação para paz, solidariedade entre os povos e a pluralidade étnica e racial.

    A Vira conta com o Conselho Editorial Jovem (Virajovem), formado por jovens e adolescentes que se encontram uma vez por mês para avaliar as revistas impressa e digital, propor pautas e discutir a realidade brasileira e mundial.

    Hoje existem Virajovens em 21 capitais (Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luis/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI, Vitória/ES).

    A Casa da Juventude é parceira da Viração na mobilização do Conselho Editorial Jovem (Virajovem) em Goiânia/GO, com o acompanhamento do Núcleo de Comunicação, Pesquisa e Documentação.

    Conheça a Vira: http://www.revistaviracao.org.br/

    Faça já sua assinatura!
    Mais informações: suzana@revistaviracao.org.br ou paulo@revistaviracao.org.br.

    O que os jovens estão fazendo neste meu Brasil!!!

    Escola Bíblica: vivência e estudo dos escritos joaninos print E-mail




    “Temos um nome... Temos um lugar... e Temos uma fala...”. Essas foram as primeiras palavras do Rezende Bruno na assessoria que fez à 6ª etapa da Escola Bíblica para Jovens, da Casa da Juventude, em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e Pastorais da Juventude. O encontro teve como tema “Escritos Joaninos” e aconteceu nos dias 21 a 23 de outubro, reunindo jovens de diferentes comunidades e realidades.

    O momento de mística inicial, conduzido pela coordenação do encontro, que se mostrou em total sintonia com o tema, nos ensinou e nos convidou a viver e a conviver com o próximo, a partir da filosofia de vida: “Gentileza gera Gentileza”

    O Evangelho de João, a partir das suas dualidades nos ensina como viver incondicionalmente o amor à Jesus Cristo. Por meio deste estudo pudemos ter certeza de que ler a Bíblia é fazer uma viagem a cerca da pessoa, da comunidade, da sociedade e da vida. Daí, temos que ter uma atitude suspeita e desconstrutiva para podermos “ver o texto, entender o contexto e indagar o pretexto”. Assim podemos fazer memória da tradição ligados com o passado e atualizados no presente.







    Condições para o seguimento
    Os escritos joaninos, com toda a sua particularidade de escrita e narração, nos chamam atenção para as qualidades e as condições para seguir Jesus: “disposição, abertura, serviço, busca, compreensão, conhecimento, fé, humildade, ousadia, dedicação, esperança, coragem e acima de tudo amor a Deus, amor ao próximo e a si mesmo.”

    As palavras da comunidade de João nos acendem o ardor missionário quando tocam a nossa espiritualidade. Para seguir Jesus Cristo é preciso doação total. O verdadeiro seguimento do discípulo e da discípula pode levar à morte, mas com a certeza de que não é o fim e que não estamos sozinhos. Temos como exemplo de verdadeiro discipulado os nossos mártires de ontem, hoje e sempre. “Devemos ter coragem e nos jogarmos no amor de Cristo”.

    Jesus convoca seus discípulos a servir aos pequeninos; é preciso quebrar a mentalidade do privilégio; para Jesus não há distinção entre etnia, sexo, nacionalidade ou grupo social; todos nós somos povo de Deus e povo escolhido por Deus. O discípulo que serve aos pequeninos se torna igual ao próprio Jesus.







    Amor incondicional
    No sábado, pudemos experienciar esse amor incondicional no qual gentileza gera gentileza: desde a assessoria “pé no chão” e capacitada, o carinho de toda a equipe da casa, do ambiente carinhosamente arrumado para nos receber, da convivência com a Pastoral da Juventude do Regional Centro-Oeste e com o Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia, até as delícias feitas pela Dona Cida, que com muito amor e carinho nos alimentou durante esses dias de estudo. “Amar nada mais é do que despertar aquele a quem amamos para toda a grandeza de que são capazes.”

    No domingo, pudemos ver, contemplar e falar sobre as cartas de João, sobre as Mulheres no discipulado de Jesus e também perceber que Ele, Jesus Cristo, pede a cada um/a de nós, que, mesmo diante das dificuldades, devemos lançar as redes sem medo, amar o irmão e dar a vida por ele.

    Este projeto de formação bíblica para jovens é um Projeto de Deus. Projeto de Deus não pode jamais cair no esquecimento; podemos até repensar as metodologias e ações. Quem sabe repensar essas metodologias e ações, a partir dos sinais encontrados no evangelho de João? Mesmo diante das dificuldades devemos ser perseverantes, pois há muito que fazer pela juventude do nosso Brasil. Casa da Juventude, Presente de Deus para a Juventude.

    Edinaldo Gomes Barbosa
    Participante da Escola Bíblica


    Image























    BOA NOVA DE VIDA SEGUNDO A COMUNIDADE JOANINA

    Retiro “Arte e Espiritualidade” na Casa da Juventude print E-mail




    A Casa da Juventude Pe. Burnier promove o retiro “Arte e Espiritualidade”, nos dias 12 e 13 de novembro. O retiro é destinado a catequistas e jovens de grupos da Igreja Católica. A proposta do retiro é rezar a vida e as experiencias de Deus por meio de expressões artísticas, como desenho, dança, música, filme e outras. A dinâmica inclui leitura orante pessoal, momentos de silêncio para oração pessoal, a partir da espiritualidade inaciana.

    O retiro começa no sábado, dia 12, a partir das 7h30 e termina no domingo, dia 13, após o almoço, às 13h, na Casa da Juventude. Inscrições podem ser feitas no site da CAJU ou na recepção. As vagas são limitadas e o valor para todas as despesas é de R$25,00, com possibilidade de gratuidade por bolsa. Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail biblia@casadajuventude.org.br ou pelo telefone (62) 4009-0339, com Edina Lima.

    Direitos das Crianças JÁ!!!!

    Foi aprovada hoje na Comissão de Direitos Humanos na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1057, de autoria do Deputado Henrique Afonso (PV – Acre). A proposta visa proteger as crianças indígenas em situação de risco por terem nascido com deficiência física ou mental, por serem gêmeas, filhas de mãe solteira ou por outras razões determinadas pela tradição de cada povo indígena. Em algumas etnias essas crianças ainda correm risco de serem rejeitadas, abandonadas na mata ou mortas por membros da própria família, devido a pressão interna. Em algumas destas comunidades há relatos de mais de 200 crianças mortas nessas condições.

    O projeto de lei é conhecido como LEI MUWAJI, em homenagem a Muwaji, uma mulher da etnia suruwahá que decidiu abandonar seu povo para poder manter viva sua filha que sofre de paralisia cerebral. Hoje Muwaji vive na “Casa das Nações”, uma comunidade indígena multicultural mantida pela ATINI no Distrito Federal. O primeiro rascunho do texto da Lei Muwaji foi feito pelo líder indígena Eli Ticuna, que é também o diretor-adjunto da ATINI.

    Indígenas presentes no plenário de votação nesta manhã festejaram a aprovação e parabenizaram a Deputada Janete Pietá (PT – SP), relatora do projeto. O texto da Lei Muwaji que foi aprovado hoje prevê que o Estado deve desenvolver programas de conscientização e educação em direitos humanos nas comunidades indígenas, visando à proteção de crianças em risco por questões de origem cultural. Eli Ticuna comemorou:

    “- Realmente é uma grande vitória para o bem de nossos pequeninos!”

    Márcia Suzuki
    Conselheira

    ATINI – VOZ PELA VIDA é uma organização social, sem fins lucrativos, formada por índios e não-índios, que atua na defesa dos direitos das crianças indígenas em situação de risco e na busca de um modelo indigenista mais humano.

    Fonte: http://www.atini.org/

    Agora é continuar orando para ser aprovada na camara e no senado! Pela comissão de direitos humanos já foi! Menos uma barreira! tá quase!

    CONTINUEM ORANDO!