terça-feira, 1 de novembro de 2011

O que os jovens estão fazendo neste meu Brasil!!!

Escola Bíblica: vivência e estudo dos escritos joaninos print E-mail




“Temos um nome... Temos um lugar... e Temos uma fala...”. Essas foram as primeiras palavras do Rezende Bruno na assessoria que fez à 6ª etapa da Escola Bíblica para Jovens, da Casa da Juventude, em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e Pastorais da Juventude. O encontro teve como tema “Escritos Joaninos” e aconteceu nos dias 21 a 23 de outubro, reunindo jovens de diferentes comunidades e realidades.

O momento de mística inicial, conduzido pela coordenação do encontro, que se mostrou em total sintonia com o tema, nos ensinou e nos convidou a viver e a conviver com o próximo, a partir da filosofia de vida: “Gentileza gera Gentileza”

O Evangelho de João, a partir das suas dualidades nos ensina como viver incondicionalmente o amor à Jesus Cristo. Por meio deste estudo pudemos ter certeza de que ler a Bíblia é fazer uma viagem a cerca da pessoa, da comunidade, da sociedade e da vida. Daí, temos que ter uma atitude suspeita e desconstrutiva para podermos “ver o texto, entender o contexto e indagar o pretexto”. Assim podemos fazer memória da tradição ligados com o passado e atualizados no presente.







Condições para o seguimento
Os escritos joaninos, com toda a sua particularidade de escrita e narração, nos chamam atenção para as qualidades e as condições para seguir Jesus: “disposição, abertura, serviço, busca, compreensão, conhecimento, fé, humildade, ousadia, dedicação, esperança, coragem e acima de tudo amor a Deus, amor ao próximo e a si mesmo.”

As palavras da comunidade de João nos acendem o ardor missionário quando tocam a nossa espiritualidade. Para seguir Jesus Cristo é preciso doação total. O verdadeiro seguimento do discípulo e da discípula pode levar à morte, mas com a certeza de que não é o fim e que não estamos sozinhos. Temos como exemplo de verdadeiro discipulado os nossos mártires de ontem, hoje e sempre. “Devemos ter coragem e nos jogarmos no amor de Cristo”.

Jesus convoca seus discípulos a servir aos pequeninos; é preciso quebrar a mentalidade do privilégio; para Jesus não há distinção entre etnia, sexo, nacionalidade ou grupo social; todos nós somos povo de Deus e povo escolhido por Deus. O discípulo que serve aos pequeninos se torna igual ao próprio Jesus.







Amor incondicional
No sábado, pudemos experienciar esse amor incondicional no qual gentileza gera gentileza: desde a assessoria “pé no chão” e capacitada, o carinho de toda a equipe da casa, do ambiente carinhosamente arrumado para nos receber, da convivência com a Pastoral da Juventude do Regional Centro-Oeste e com o Grupo de Vivência Ecumênica de Goiânia, até as delícias feitas pela Dona Cida, que com muito amor e carinho nos alimentou durante esses dias de estudo. “Amar nada mais é do que despertar aquele a quem amamos para toda a grandeza de que são capazes.”

No domingo, pudemos ver, contemplar e falar sobre as cartas de João, sobre as Mulheres no discipulado de Jesus e também perceber que Ele, Jesus Cristo, pede a cada um/a de nós, que, mesmo diante das dificuldades, devemos lançar as redes sem medo, amar o irmão e dar a vida por ele.

Este projeto de formação bíblica para jovens é um Projeto de Deus. Projeto de Deus não pode jamais cair no esquecimento; podemos até repensar as metodologias e ações. Quem sabe repensar essas metodologias e ações, a partir dos sinais encontrados no evangelho de João? Mesmo diante das dificuldades devemos ser perseverantes, pois há muito que fazer pela juventude do nosso Brasil. Casa da Juventude, Presente de Deus para a Juventude.

Edinaldo Gomes Barbosa
Participante da Escola Bíblica


Image























BOA NOVA DE VIDA SEGUNDO A COMUNIDADE JOANINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário